Aqui você tem 11 dicas para uma persuasão pacífica. Você pode utilizar cada dica de acordo com o desafio de cada situação/pessoa.
- Conheça a pessoa que você quer persuadir. Descubra as suas preocupações e interesses, desde realizar a fechar negócio o mais rápido possível ou desejar estar na lista dos próximos a serem promovidos.
- Escolha o momento. Esteja ciente do estado de espírito da pessoa, se está pronto para ser influenciado ou não. Logo após uma reunião difícil provavelmente não é o momento certo. Esteja pronto para aproveitar os bons momentos quando eles aparecerem.
- Faça a pessoa se sentir bem. Uma conversação descontraída ou um rápido elogio (desde que sincero) são surpreendentemente eficazes. Se ela se sentir mais confortável com você, estará mais aberto à persuasão.
- Imite como o que o outro faz, sutilmente. Ao combinar a sua linguagem corporal (se a pessoa se inclina para a frente e faça o mesmo), você vai colocá-la à vontade e incentivar uma conexão emocional mais forte deixando-a mais aberta à persuasão.
- Conte uma história. O conto da recepcionista que viu que o relógio do cliente havia parado e comprou uma bateria nova para ele diz mais sobre atendimento proativo ao consumidor do que 20 tópicos de power point.
- Descreva o resultado final. Mostre como a nova situação será melhor do que a atual.
- Conduza ao ponto que você quer chegar. Faça perguntas para orientá-la a sua conclusão. As pessoas estão mais propensas a concordar, se sentirem que chegaram à conclusão por si só (pelo menos, em parte).
- Explique todos os fatos de forma claros apontando os prós e contras. Oferecer soluções que resolvam os problemas da pessoa e transformar as fraquezas em forças.
- Faça um favor a pessoa. Diga a ela que você vai fazer para ela em troca. Ela pode se sentir grata a você e, por isso, estará mais propensa a concordar.
- Use os seus aliados. Consulte os pontos de vista de alguém cuja opinião a pessoa valoriza. As pessoas estão mais propensas a pensar ou fazer alguma coisa quando os outros que ela respeita pensam ou fazem também.
- Tenha um plano. Considere a rota que você está tomando e o que fazer com a resistência. Esteja pronto para mudar o seu plano.