
Realizar entrevistas de emprego já não é exclusividade da área de Recursos Humanos. Muitos líderes gostam de conversar eles mesmos com os seus futuros funcionários. Isso pode levar a alguns erros por despreparo, principalmente por não saber exatamente o que precisa ser avaliado em cada candidato ou não saber sentir o quão próximo ou distante o candidato está daquilo que a vaga exige.
Para ajudar você, preparamos algumas dicas:
- Procure fazer com o que o candidato se sinta a vontade, seja educado e receptivo.
- Uma coisa é ter interesse sobre informações pessoais do candidato, outra é querer saber sobre a intimidade do mesmo. Falar sobre problemas pessoais, sexo, religião ou atritos políticos, jamais.
- Leia atentamente o currículo do candidato antes da entrevista e anote as dúvidas que você gostaria de verificar.
- Tenha direção nas perguntas. Formule previamente o que você gostaria de questionar e siga o roteiro planejado.
- Procure utilizar perguntas abertas, onde o entrevistado deve formular uma resposta e não apenas responder “sim” e “não”.
- Observe as mensagens não verbais que você transmite ao entrevistado (não cruzar os braços, não ficar bocejando, não ficar com o olhar distante).
- Respeite o horário de inicio da entrevista. Atrasos podem causar má impressão ao candidato.
- Não queira falar mais que o candidato interrompendo-o ou complementando suas informações, como se adivinhasse o que ele iria dizer. Você deverá ouvir a maior parte do tempo.
- Não demonstre irritação ou impaciência. O candidato não deve sentir que você esta ansioso para livrar-se dele.
- Avalie a postura do candidato, isso inclui a forma de se posicionar, sua aparência e a forma de se vestir. Procure imaginar essa pessoa dentro do seu ambiente de trabalho.
- A pressa pode nos conduzir a uma decisão errada: procure analisar atentamente e tome sua decisão com base em um candidato que atenda os requisitos atuais e tenha potencial para crescer e não apenas para preencher a vaga.
- Procure se posicionar como líder desde o primeiro contato com o candidato. Avalie sua postura, vestimenta e aparência, pois você também deve causar uma boa imagem.
- Esclareça se o candidato ficou com alguma dúvida e explique os próximos passos da seleção. Fale de prazos somente quando você tiver certeza do cumprimento dos mesmos. O fato de prometer e não cumprir cria muita expectativa e ansiedade no candidato.