reputacao - como voce é visto

Qual é a sua reputação na empresa? Talvez você seja a pessoa vista como cumpridora de prazos, ou como a pessoa a ser chamada para lidar com um cliente que está insatisfeito.

Intuitivamente, todos nós entendemos que a forma como as pessoas nos percebem, a nossa marca ou “brand”, é muito importante. Em um estudo realizado pelo professor Robert Zinko da ECU (universidade da Carolina do Leste) nos Estados Unidos, confirma-se o quão importante é a nossa reputação no trabalho. O estudo sugere que a reputação prevê o sucesso da carreira profissional e a probabilidade de promoções.

Interessante é notar que o estudo indica que a reputação não é afetada apenas pela experiência ou conhecimentos técnicos. De acordo com o estudo, a reputação é influenciada diretamente pela “competência social” – ou seja, como as pessoas enxergam as nossas habilidades em lidar com situações complicadas ou políticas no ambiente de trabalho. Em resumo, ser especialista em algum assunto/conhecimento não é suficiente, ser reconhecido como uma pessoa que soluciona problemas difíceis é tão importante quanto.

Na próxima vez que lhe pedirem sua opinião de especialista em algum assunto, pense em como você irá comunicar suas ideias e soluções de forma que motive e encoraje as pessoas, mostrando as suas “competências sociais” e melhorando sua reputação.

Share →