Um dos passos mais importantes no exercício da liderança é conseguir ultrapassar as barreiras emocionais presentes na delegação de atividades do dia-a-dia e promover o desenvolvimento dos colaboradores da equipe. Dentre as crenças mais comuns que encontramos estão “Se eu fizer será mais rápido”, “Eu sei fazer melhor esta tarefa” ou ainda “Isto é urgente”…

Estas desculpas usamos diariamente para justificar nossa dificuldade na hora de delegar!

 

Algumas estratégias podem ajudar o líder a ultrapassar estas barreiras e promover uma delegação eficiente.

- Procure dividir a tarefa delegada em etapas e estabeleça prazos menores para a entrega, assim, você poderá acompanhar o desempenho do colaborador e ter segurança de que está sendo feito o combinado!

- Conscientize-se de que não tem como você assumir responsabilidade por tudo o que há para fazer e tente buscar um nível de aceitação maior no modo como a outra pessoa executa a ação. Você poderá supreender-se com resultados que não havia imaginado.

- Busque fazer mais perguntas e dê menos respostas. Este exercício fará com que você aumente sua confiança na equipe com o passar do tempo e aumente o nível de autonomia para a resolução de problemas.

- Não se atenha a resultados que não deram certo no passado para utilizar isto como desculpa na hora de delegar. Utilize suas experiências sem sucesso para reformular alguns pontos e tente novamente!

Share →